nossos roteiros

roteiros Família

Vale das Araucárias

Saindo da sede do PESP, vamos acompanhando o Rio Baependi, num percurso de baixa dificuldade técnica até a Cachoeira do Charco. Acamparemos no curral velho próximo à cachoeira.

Nível: Fácil

Atrativos: Vale das Araucárias, Espraiado, Cachoeira do Charco

Duração: 2 dias

Distância Total: 11km

Altimetria: + 138m

Serra dos Costas

Saindo o bairro Curral de Baixo subimos por uma trilha íngreme até o Pico da Boa Vista. De lá ganhamos os campos de altitude até nosso acampamento no cume da Serra dos Costas.

Nível: Médio

Atrativos: Pico da Boa Vista, Cume da Serra dos Costas

Duração: 2 dias

Distância Total: 10km

Altimetria: + 416m

Santo Agostinho

Saindo do bairro do Garrafão subimos por uma trilha íngreme por 4km até chegar ao ponto mais alto do Parque do Papagaio. Acampamos próximo ao cume. 

Nível: Difícil

Atrativos: Pico Santo Agostinho

Duração: 2 dias

Distância Total: 9km

Altimetria: + 720m

TRAVESSIA SERRA DOS COSTAs

Travessia Curta

Saindo do bairro Curral de Baixo subimos até o Pico da Boa Vista onde ganhamos os campos de altitude até nosso local de pernoite no cume da Serra dos Costa. De lá temos duas saídas diferentes nos Bairros Paiol de Cima ou Campo Redondo.

Nível: Fácil

Atrativos: Pico da Boa Vista, Cume da Serra dos Costas

Duração: 2 dias

Distância Total: 10km ou 14km

Altimetria: + 470m

Travessia Completa

Saindo do bairro Curral de Baixo subimos até o Pico da Boa Vista onde ganhamos os campos de altitude até nosso local de almoço do Curral Velho. Depois subimos para nosso local de pernoite no cume da Serra dos Costa. De lá temos duas saídas diferentes nos Bairros Paiol de Cima ou Campo Redondo.

Nível: Médio

Atrativos: Pico da Boa Vista, Cume da Serra dos Costas

Duração: 2 dias

Distância Total: 14km ou 17km

Altimetria: + 600m

TRAVESSIA SANTO AGOSTINHO

Travessia pelo Morro Grande

Saindo do bairro Morro Grande enfrentamos uma longa subida até ganhar os campos de altitude, onde andamos até o ponto de acampamento próximo ao pico do Santo Agostinho. No dia seguinte descemos até o bairro do Garrafão (pode ser feita ao contrário para reduzir a altimetria).

Nível: Médio

Atrativos: Pico Santo Agostinho

Duração: 2 dias

Distância Total: 14km

Altimetria: + 1.100m

Travessia pela Serra da Pedra Preta

Saindo do bairro Capetinga iniciamos uma longa subida até a Serra da Pedra Preta. Caminhando pela crista chegamos em nosso ponto de acampamento na bifurcação da estrada antiga do Morro Grande. No dia seguinte chegamos ao Pico Santo Agostinho e descemos para o bairro do Garrafão (pode ser feita ao contrário para reduzir altimetria).

Nível: Difícil

Atrativos: Pico Santo Agostinho, Serra da Pedra Preta

Duração: 2 dias

Distância Total: 21km

Altimetria: + 1.600m

Travessia Completa

Saindo do bairro Capetinga iniciamos uma longa subida até a Serra da Pedra Preta. Caminhando pela crista chegamos em nosso ponto de acampamento na bifurcação da estrada antiga do Morro Grande. No dia seguinte chegamos ao Pico Santo Agostinho e seguimos até o Rio Jacu onde acampamos na segunda noite. No último dia descemos até a sede do Parque Estadual da Serra do Papagaio.

Nível: Médio

Atrativos: Pico Santo Agostinho, Serra da Pedra Preta

Duração: 3 dias

Distância Total: 30 km

Altimetria: + 1.600m

TRAVESSIA VALE DAS ARAUCÁRIAS

Travessia das Cachoeiras

Saindo da sede do PESP subimos em direção ao Chapadão e vamos até o sítio do Salvador, onde vamos pernoitar. Do sítio do Salvador fazemos um bate e volta na cachoeira do Juju. No dia seguinte seguimos pelos campos de altitude até o mirante do vale das Araucárias e depois passamos pela Cachoeira do Charco antes de retornar para a sede do PESP.

Nível: Difícil

Atrativos: Cachoeira do Juju, Cachoeira do Charco, Vale das Araucárias

Duração: 2 dias

Distância Total: 25km

Altimetria: + 880m

Travessia dos Cumes

Saindo da sede do PESP subimos em direção à Serra da Careta e fazemos nosso almoço no Pico do Chapéu. Depois seguimos pelo Chapadão até o Rancho do Salvador, onde vamos pernoitar. Subimos o Pico do Chorão pra ver o Por do Sol. No dia seguinte seguimos pelos campos de altitude até o mirante do vale das Araucárias e depois retornamos para a sede do PESP

Nível: Difícil

Atrativos: Pico do Chapéu, Pico do Chorão, Vale das Araucárias

Duração: 2 dias

Distância Total: 24km

Altimetria: + 700m

Travessia Completa

Saindo da sede do PESP subimos em direção à Serra da Careta, montamos nosso acampamento na base do Pico do Chapéu e depois vamos curtir o por do sol no cume. No dia seguinte vamos pelo Chapadão até a Cachoeira do Juju, passando pelo Pico do Chorão. Seguimos pelos campos de altitude até o mirante de vale das Araucárias e acampamos no curral velho. No último dia fazemos um bate e volta na Cachoeira do Charco e retornamos para a sede do PESP.

Nível: Médio

Atrativos: Pico do Chapéu, Pico do Chorão, Cachoeira do Juju Vale das Araucárias, Cachoeira do Charco

Duração: 3 dias

Distância Total: 31km

Altimetria: + 890m

TRAVESSIA Dos 3 cumes

Saída Curral de Baixo

Logo no primeiro dia já fazemos o ataque aos cumes da Pedra Furada e da Pedra Grande e depois descemos para nossa primeira área de acampamento, próximo à Pousada dos Lobos. No segundo dia subimos até ganhar os campos de altitude da Serra dos Costas e acampamos no cume da Serra. No último dia passamos pelo Pico da Boa Vista antes de nossa descida para o Curral de Baixo.

Nível: Fácil

Atrativos: Pedra Furada, Pedra Grande, Serra dos Costas, Pico da Boa Vista

Duração: 3 dias

Distância Total: 23km

Altimetria: + 790m

Saída Campo Redondo

Logo no primeiro dia já fazemos o ataque aos cumes da Pedra Furada e da Pedra Grande e depois descemos para nossa primeira área de acampamento, próximo à Pousada dos Lobos. No segundo dia subimos até ganhar os campos de altitude da Serra dos Costas, passando pelo Pico da Boa Vista e depois acampamos no cume da Serra. No último dia descemos para o Bairro do Campo Redondo.

Nível: Fácil

Atrativos: Pedra Furada, Pedra Grande, Serra dos Costas, Pico da Boa Vista

Duração: 3 dias

Distância Total: 27km

Altimetria: + 790m

Saída Paiol de Cima

Logo no primeiro dia já fazemos o ataque aos cumes da Pedra Furada e da Pedra Grande e depois descemos para nossa primeira área de acampamento, próximo à Pousada dos Lobos. No segundo dia subimos até ganhar os campos de altitude da Serra dos Costas, passando pelo Pico da Boa Vista e depois acampamos no cume da Serra. No último dia descemos para o Bairro Paiol de Cima

Nível: Médio

Atrativos: Pedra Furada, Pedra Grande, Serra dos Costas, Pico da Boa Vista

Duração: 3 dias

Distância Total: 31km

Altimetria: + 820m

CAMPOS DO PAPAGAIO

Travessia Campos do Papagaio

Iniciamos a caminhada no Vale das Araucárias e pernoitamos próximos à Cachoeira do Charco, numa caminhada leve no primeiro dia. No segundo dia subimos até a base dos Picos da Canjica e da Bandeira, onde acampamos na segunda noite. No terceiro dia seguimos pelos campos altos do PESP em direção ao Pico do Papagaio, passando pelo cume do Tamanduá. Assistimos o nascer do sol no Pico do Papagaio no último dia e descemos para a Pousada dos Garcias, onde tomamos um banho em uma das cachoeiras mais bonitas do PESP.

Nível: Fácil

Atrativos: Cachoeira do Charco, Pico da Canjica, Pico da Bandeira, Pico do Tamanduá, Pico do Papagaio, Cachoeira dos Garcias

Duração: 4 dias

Distância Total: 30km

Altimetria: + 1.000m

Travessia Altos do Garrafão

Saindo do bairro Capetinga iniciamos uma longa subida até a Serra da Pedra Preta. Caminhando pela crista chegamos em nosso ponto de acampamento na bifurcação da estrada antiga do Morro Grande. No segundo dia atacamos o Pico do Santo Agostinho e depois seguimos para nosso acampamento próximo ao Rio Jacú. No terceiro dia passamos pelo chapadão até o Rancho do Salvador e tomamos um banho na Cachoeira do Juju. No último dia voltamos pelo Vale das Araucárias até a sede do PESP.

Nível: Difícil

Atrativos: Serra da Pedra Preta, Pico do Santo Agostinho, Pico do Chorão, Cachoeira do Juju, Vale das Araucárias.

Duração: 4 dias

Distância Total: 46km

Altimetria: + 2.200m

Transpapagaio

Roteiro incrível pra quem deseja conhecer mais sobre travessias de longo curso. Nele faremos a travessia completa do Parque Estadual da Serra do Papagaio durante 8 dias passando por todos os principais atrativos do Parque.

Nível: Difícil

Atrativos: Serra da Pedra Preta, Pico do Santo Agostinho, Pico do Chapéu, Pico do Chorão, Cachoeira do Juju, Vale das Araucárias, Cachoeira do Charco, Pico da Canjica, Pico da Bandeira, Pico do Tamanduá, Pico do Papagaio, Cachoeira dos Garcias.

Duração: 8 dias

Distância Total: 77km

Altimetria: + 3.400m

 VENHA VOCÊ TAMBÉM CONHECER A MANTIQUEIRA DE UM JEITO DIFERENTE!